Header Ads Widget

Responsive Advertisement

PORQUE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS AINDA NÃO TEM UM HOSPITAL DE REFERÊCIA?

 Porque um município com 323.340 mil habitantes e uma arrecadação que chegou nos últimos 4 anos a 22.581.192 bilhões ,segundo IMPARTES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), São José dos Pinhais que sempre foi destaque entre as maiores arrecadações (Economia do estado) e 35ª maior economia no país ,ainda não tem um Hospital de grande Porte?



Se formos comparar São José dos Pinhais a Curitiba certamente seria incoerente ,sabendo-se que  Curitiba tem 1.948.626 de habitantes quase 7 vezes mais população que São José dos Pinhais e a 1ª econômia do estado ,o certo é observarmos Campo Largo cidade que também cresce em ritmo ordenado e tem uma certa semelhança com os capital dos aviões.




Campo largo tem 132.002 mil habitantes com uma econômia relativamente regular ,é a 14º maior do Paraná e é 152º no país ,porém Campo Largo apesar das dificuldades sempre teve em seus domínios um atendimento abrangente ,atendendo conforme suas possibilidades pacientes das redondezas de toda Região Metropolitana ,inclusive São Joséenses.


Em 06 de Agosto de 2014 foi inaugurado o faraônico Hospital do Rocio ,com tecnologia e infraestrutura de cair o queixo ,os atendimentos do seu antigo hospital no centro de Campo Largo foram realocados para o novo prédio.




(Hospital do Rocio ,Campo Largo)


Se formos aqui ressaltar essa linha de raciocínio ,podemos ainda pegar o caso do valente Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul ,que também atende inúmeras consultas e cirurgias semanais de pacientes de toda região de Curitiba.


Atualmente São José dos Pinhais conta com suas unidades básicas de saúde em bairros da região rural e urbana ,a UPA 24 horas no Afonso Pena para pronto atendimento e o Hospital São José que atende limitadamente casos de fraturas ,emergências e maternidade.


Mais aqui podemos já concluir a possível causa da cidade ainda não ter um hospital de referência :


1º Conforto por conta de inúmeros hospitais públicos na Região Metropolitana , que mesmo com capacidade limitada conseguem atender bem ou mal sua população.


2º Medo de aumento substancial na despesa da saúde pública da cidade ,se obrigando não só a zelar por um possível prédio novo ,como contratação de mais profissionais , mais compra de medicamentos ,mais equipamentos ,enfim a preocupação seria com as despesas pós construção.


Seria possível então ,São José dos Pinhais ter um Hospital de Referência? Sim ,não fosse as possíveis causas mencionadas acima e outras que nem imaginamos ser ,São José dos Pinhais deveria ter um dos melhores sistemas de saúde do estado , compatível com sua população.


A diferença para outras cidades da Região metropolitana são gritantes,e São José dos Pinhais fica cada vez mais atrás no que se diz saúde pública.


Créditos Imagens : RPC /SIMEPAR (Sindicato dos Médicos do Paraná)

Postar um comentário

0 Comentários